O Hub de Inteligência Artificial para Saúde e Bem-Estar é uma parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Samsung. Nosso principal objetivo é promover pesquisas disruptivas em IA para saúde e bem-estar focando em aplicações tecnológicas de monitoração contínua da saúde de indivíduos através de dispositivos vestíveis. Buscamos soluções tecnológicas com foco em sistemas prospectivos, proativos e personalizados (prognóstico baseado em acompanhamento contínuo da saúde do indivíduo e definição de possibilidades terapêuticas a partir de dados específicos do indivíduo), ao invés de sistemas clássicos comumente utilizados, de caráter retrospectivo, reativo e genérico (diagnóstico com base em sintomas preexistentes e definição de tratamento a partir de dados grupais).

O Viva Bem faz parte do Ecossistema Samsung de Inteligência Artificial, que integra a empresa, universidades e centros de pesquisa ao redor do mundo. Na Unicamp, o projeto integra quatro unidades de ensino e pesquisa: (1) Instituto de Computação; (2) Instituto de Física Gleb Wataghin; (3) Faculdade de Educação Física; (4) Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação.

Os objetivos complementares do Viva Bem, a longo prazo, são:

  • Monitoração contínua da saúde e bem-estar de indivíduos através de dispositivos vestíveis;
  • Desenvolvimento de novos métodos e algoritmos de saúde para incorporação em dispositivos móveis e vestíveis;
  •  Elaboração de novos serviços voltados a saúde e bem-estar baseados em tecnologias móveis e vestíveis.

Para permitir a realização dos trabalhos, o Hub Viva Bem conta com a colaboração do SiDi IARA (Inteligência Artificial Revolucionando o Amanhã), um dos 500 maiores supercomputadores do mundo, que integra o ecossistema de IA da Samsung e está à disposição dos pesquisadores do Viva Bem para atender à alta demanda de processamento de dados.