Aproximadamente 15% da população mundial, o equivalente a um bilhão de pessoas no mundo, possuem algum tipo de deficiência, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma pessoa portadora de deficiência apresenta maior probabilidade de tornar-se obesa, fumante e contrair doenças cardiovasculares e diabetes, se comparada a uma pessoa sem deficiência.
O monitoramento constante da saúde de indivíduos com alguma deficiência, assim como para qualquer pessoa, é uma ferramenta valiosa que pode contribuir para um maior bem-estar e melhor qualidade de vida. Contudo, para oferecer dispositivos adequados às pessoas com deficiência, é preciso elaborar sistemas e tecnologias capazes de atender às necessidades dessas pessoas.
No Viva Bem, os pesquisadores desenvolvem e ampliam diferentes funções do smartwatch de forma que seu funcionamento não perca qualidade e eficácia quando utilizado por uma pessoa com alguma deficiência, principalmente motora. Além disso, esse dispositivo pode ser um grande aliado dos indivíduos com deficiência visual, auxiliando-os em atividades com deslocamento a partir da utilização de sensores e GPS, guiando o usuário com estímulos sonoros e vibratórios. Essa é uma importante aplicação do projeto que visa o acesso de uma parcela expressiva da população às tecnologias assistivas.