Transtornos de ansiedade são um fenômeno muito comum nos dias atuais, prevalecendo entre pessoas na fase adulta e geralmente coexistindo com quadros de depressão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), transtornos de ansiedade podem atingir pessoas em todas as idades, tendo maior incidência em mulheres. Disfunções causadas por esses transtornos podem levar uma pessoa a evitar importantes espaços, como trabalho, escola, reuniões familiares, entre outras, privando-a de uma vida social ativa.
O diagnóstico de transtorno de ansiedade considera alterações fisiológicas induzidas por ansiedade extrema e sintomas físicos como distúrbios de sono e falta de ar, além do isolamento social. Todas essas variáveis podem ser captadas por dispositivos vestíveis, como o smartwatch, o que ajuda na identificação de condições que podem transformar-se eventualmente em um quadro de transtorno de ansiedade. Identificar alterações fisiológicas e sintomas físicos é uma importante etapa no processo de procura por tratamento médico especializado.
No Viva Bem, os pesquisadores trabalham no processo de detecção preventiva de alterações fisiológicas e sintomas físicos a partir de dados como batimento cardíaco, pressão sanguínea, suor e movimentação, estudando como a IA pode ajudar a correlacioná-los ao bem-estar mental dos usuários de smartwatches.