A+ A- Acessibilidade
Buscar

Tecnologia Viva Sensing vence “Prêmio Inventores 2025” da Inova Unicamp

Software do Viva Bem visa aprimorar coleta de biossinais em smartwatches – Felipe Bertocco e Natielle Rabelo, desenvolvedores do Viva Sensing (foto: acervo pessoal)

O software Viva Sensing, desenvolvido pelo Viva Bem (Recod.ai), foi vencedor do Prêmio Inventores 2025 realizado pela Inova – Agência de Inovação da Unicamp, na categoria Propriedade Intelectual Licenciada. A 18ª edição da premiação homenageou 136 inventores e autores de propriedade intelectual da universidade, cujas inovações foram transferidas para o mercado em 2024.

A imagem mostra um smartwatch num pulso demonstrando vários ícones verdes que são referentes às aplicações em saúde e esportivas que o Viva Sensing consegue detectar dados.

A tecnologia visa melhorar a precisão na coleta de dados biométricos de smartwatches, cujas funcionalidades de monitoramento de boa parte destes dispositivos ainda não alcançam padrões de referência. Ao integrar informações captadas por sensores como acelerômetro, giroscópio e monitor de frequência cardíaca, o Viva Sensing permite que os dados sejam comparáveis aos obtidos por equipamentos médicos profissionais. Isso possibilita que aplicativos de saúde baseados em IA ofereçam resultados de diagnóstico e tratamento com a mesma confiabilidade de equipamentos de ponta.

Estas funcionalidades de captação permitem que o software seja aplicado em diferentes áreas da saúde, como nas aplicações trabalhadas no Viva Bem. “O software pode ser programado para realizar inúmeros tipos de coletas de dados de um usuário. Ele pode ser configurado para uso em estudos clínicos, nos quais exista a necessidade de coletar determinadas informações de um paciente e acompanhar esses parâmetros ao longo do tempo”, comentou Felipe Bertocco, um dos desenvolvedores do Viva Sensing, em uma reportagem da Inova Unicamp.

Para conhecer mais sobre a tecnologia, assista a explicação de Bertocco a seguir.