A+ A- Acessibilidade
Buscar

Viva Bem busca participantes para estudo sobre monitoramento do sono

Folder convidando pessoas com disúrbio do sono para participarem de um estudo realizado pelo hub Viva Bem do Laboratório de Inteligência Artificial (Recod.ai). Na imagm há figuras de pessoas dormindo, realizando o exame de polissonografia e um QR code de acesso ao formulário de participação no estudo mencionado.
Podem participar pessoas a partir de 18 anos com algum distúrbio do sono (Foto: acervo pessoal).

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de 2023 identificou que cerca de 72% dos brasileiros enfrentam distúrbios do sono, como insônia, narcolepsia, sonambulismo e apneia. O sono inadequado está ligado a condições como ansiedade, depressão e doenças cardíacas, e afeta especialmente jovens, com 83% deste grupo sofrendo de “jet lag social“. Além disso, 47% de 150 mil trabalhadores relataram dificuldades para dormir, e as vendas de medicamentos para sono aumentaram 30% entre 2019 e 2023.

Diante deste panorama, o projeto Viva Bem, no contexto de sua aplicação 6 “Distúrbios do Sono“, está conduzindo um estudo que busca avaliar a eficácia de um smartwatch para monitoramento da qualidade sono e identificação de distúrbios. Para validar a tecnologia, o hub convida pessoas para participarem de uma polissonografia, exame que monitora e registra diversas funções do corpo durante o sono, como atividade cerebral, respiração, frequência cardíaca e níveis de oxigênio.

Pessoas a partir de 18 anos, com algum distúrbio do sono e/ou que sofram de ansiedade, depressão, diabetes e hipertensão, podem participar. Dr. Leonardo Mose, pós-doutorando em neurociências que está conduzindo a coleta, destaca que a pesquisa é uma oportunidade importante para quem deseja entender melhor sua saúde. “Os participantes não apenas contribuirão para a ciência, mas também receberão um relatório sobre a qualidade do seu sono, que depois poderá ser analisado por um médico especialista”, afirma.

Interessados(as) podem agendar uma noite no laboratório do sono no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp por meio deste formulário. Para maiores informações, assista ao vídeo do Dr. Mose a seguir.